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Liberdade Juridica, Administrador
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Comentário · há 9 anos
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Comentário · há 9 anos
Lucas, não sou especialista na área, mas creio que possa trazer alguns pontos para fomentar a discussão.

No que se refere ao metrô, a princípio você tem razão: trata-se de uma atividade econômica que, por certas peculiaridades concretas, dificulta em muito a concorrência direta. Isso sem falar no custo enorme exigido para a construção e operação de uma linha: em um sistema gerido/apoiado pelo estado, geralmente um grande volume é gasto com desapropriações; por outro lado, se privatizássemos toda a construção, esse dinheiro ainda teria que ser gasto com compras de imóveis. Metrô é um negócio caro pra caramba e quase sempre deficitário, e em geral só existe porque o estado está metido na jogada: se o poder público se retirasse 100% do negócio de transporte, provavelmente pouquíssimas linhas existiriam ao redor do mundo.

Dito isso, há certas considerações a serem feitas sobre o assunto.

Em primeiro lugar, grandes sistemas de transporte coletivo (como metrô e BRTs) em geral são decorrência direta do zoneamento euclidiano - aquele que divide a cidade em regiões comerciais/residenciais/industriais/etc. Acabando-se com isso, grande parte da necessidade de transporte de massa desaparece - a Europa funcionou assim durante séculos.

Em segundo lugar, o fato de a concorrência direta entre duas linhas de metrô ser estruturalmente complicada não quer dizer que um eventual livre mercado de transporte tenderia a um monopólio. Mesmo um metrô ainda concorre indiretamente com dezenas de outras possibilidades de transporte, individual ou coletivo - ônibus, vans, táxis, carros particulares, bicicleta. Um empreendedor que se arriscasse a gastar bilhões construindo uma linha ainda teria que se comportar de acordo com as regras de mercado - por exemplo, poucas pessoas aceitariam pagar R$10 atravessando a cidade de metrô se fazer o mesmo de ônibus custasse R$2.

E, de fato, já houve experiências privadas relacionadas ao metrô - aliás, sabia que o primeiro sistema construído no mundo o foi pela iniciativa privada? Este artigo conta um pouco mais dessa história: http://mises.org.br/Article.aspx?id=1963

Enfim quanto a outras referências... estes artigos, bem como os links contidos neles, podem ajudar com suas dúvidas a respeito da gestão de transporte urbano. O blog inteiro é muito bom, mas neste link separamos apenas os textos sobre transporte: http://www.renderingfreedom.com/search/label/transporte%20coletivo
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Liberdade Juridica, Administrador
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Comentário · há 9 anos
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